Projeto Pedagógico:
Título: “O lúdico abre novos caminhos; vislumbrando outros possíveis”.
Período de realização: Mês de agosto à setembro.
Justificativa:
Segundo Neves, o lúdico apresenta valores específicos para todas as fases da vida humana. Assim na idade infantil e na adolescência a finalidade é essencial pedagógica. A criança e mesmo o jovem opõe uma resistência a escola e ao ensino, porque acima de tudo ela não é lúdica, não é prazerosa.
Partindo desse pressuposto e da verificação dos bons resultados obtidos em 2010 nas turmas do 4º e 5º ano, nas quais usaram o lúdico para facilitar o processo ensino aprendizagem, a Escola Antonio Airton Torres elaborou o projeto pedagógico: ‘O lúdico abre novos caminhos; vislumbrando outros possíveis”.Visando contribuir de forma significativa para o desenvolvimento do nossos educandos, orientando-os não só na sua aprendizagem cognitiva, mas também no seu desenvolvimento social, pessoal e cultural, facilitando seu processo de socialização, comunicação, expressão e construção do pensamento.
Ressaltamos que o lúdico não é a única alternativa para a melhoria no intercâmbio ensino- aprendizagem, mas é uma ponte mediadora, que parte dos educadores interessados em promover mudanças significativas na sua sala de aula.
Objetivo geral:
Proporcionar aos educandos uma aprendizagem significativa, através de atividades lúdicas, a fim de facilitar a assimilação dos conteúdos de forma prazerosa.
Objetivos específicos:
- Possibilitar aos educados metodologias inovadoras que facilite a sua aprendizagem;
- Promover a integração dos alunos a partir de momentos lúdicos;
- Desenvolver o raciocínio lógico e habilidades corporais;
- Comunicar, questionar, interagir com os outros e ser parte de uma experiência social mais ampla em que a flexibilidade, a tolerância e a autodisciplina são vitais;
- Desenvolver a criatividade, expressão oral e corporal através das artes cênicas;
- Conhecer e valorizar a si mesmo, suas próprias forças, e entender suas limitações pessoais;
- Expressar seus anseios e sentimentos através da música das regras dos jogos e brincadeiras;
- Ampliar as possibilidades dos educandos de compreender e transformarem a realidade;
Conteúdos
Serão trabalhados os conteúdos que estão programados no plano de curso.
Metodologias:
- Teatro;
- Jogos (boliche, dominó, jogo da memória, jogo da velha, jogo da amarelinha, encaixe, roleta, trilha, quebra-cabeça);
- Batata quente;
- Fantoches;
- Pescaria;
- Tiro ao alvo;
- Jogo de sequências de figuras;
- Parlenda
- Trava-língua;
- Músicas;
- Adivinhações;
- Cantigas de rodas;
- Alfândega;
- Espantalho arrepiado (com pregadores de roupas).
- E outros jogos e brincadeiras escolhidas por cada professor (a)
Recursos humanos:
_ Comunidade escolar.
Recursos materiais:
- Cola, papéis diversos, lápis coloridos, tinta guache, tesoura, pincéis, aparelho de som, CD, DVD, revistas, pregadores de roupas, garrafas plásticas.
Avaliação:
Diagnóstica, observando os avanços e as dificuldades durante a realização das atividades propostas no projeto, bem como o envolvimento dos alunos e assimilação dos conteúdos pelos mesmos.
Culminância:
Desfile estudantil pelo bairro de Paulicéia.
Tema do desfile:“O Lúdico abre novos caminhos; vislumbrando outros possíveis”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário