quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Projeto Lúdico

Projeto Pedagógico:

Título: “O lúdico abre novos caminhos; vislumbrando outros possíveis”.
Período de realização: Mês de agosto à setembro.
Justificativa:
     Segundo Neves, o lúdico apresenta valores específicos para todas as fases da vida humana. Assim na idade infantil e na adolescência a finalidade é essencial pedagógica. A criança e mesmo o jovem opõe uma resistência a escola e ao ensino, porque acima de tudo ela não é lúdica, não é prazerosa.
     Partindo desse pressuposto e da verificação dos bons resultados obtidos em 2010 nas turmas do 4º e 5º ano, nas quais usaram o lúdico para facilitar o processo ensino aprendizagem, a Escola Antonio Airton Torres elaborou o projeto pedagógico: ‘O lúdico abre novos caminhos; vislumbrando outros possíveis”.Visando contribuir de forma significativa para o desenvolvimento do nossos educandos, orientando-os não só na sua aprendizagem cognitiva, mas também no seu desenvolvimento social, pessoal e cultural, facilitando seu processo de socialização, comunicação, expressão e construção do pensamento.
  
  Ressaltamos que o lúdico não é a única alternativa para a melhoria no intercâmbio ensino- aprendizagem, mas é uma ponte mediadora, que parte dos educadores interessados em promover mudanças significativas na sua sala de aula.





Objetivo geral:

     Proporcionar aos educandos uma aprendizagem significativa, através de atividades lúdicas, a fim de facilitar a assimilação dos conteúdos de forma prazerosa.




Objetivos específicos:

-        Possibilitar aos educados metodologias inovadoras que facilite a sua aprendizagem;
-        Promover a integração dos alunos a partir de momentos lúdicos;
-        Desenvolver o raciocínio lógico e habilidades corporais;
-        Comunicar, questionar, interagir com os outros e ser parte de uma experiência social mais ampla em que a flexibilidade, a tolerância e a autodisciplina são vitais;
-        Desenvolver a criatividade, expressão oral e corporal através das artes cênicas;
-        Conhecer e valorizar a si mesmo, suas próprias forças, e entender suas limitações pessoais;
-        Expressar seus anseios e sentimentos através da música das regras dos jogos e brincadeiras;
-        Ampliar as possibilidades dos educandos de compreender e transformarem a realidade;




Conteúdos

  Serão trabalhados os conteúdos que estão programados no plano de curso.

       


Metodologias:

-        Teatro;
-        Jogos (boliche, dominó, jogo da memória, jogo da velha, jogo da amarelinha, encaixe, roleta, trilha, quebra-cabeça);
-        Batata quente;
-        Fantoches;
-        Pescaria;
-        Tiro ao alvo;
-        Jogo de sequências de figuras;
-        Parlenda
-        Trava-língua;
-        Músicas;
-        Adivinhações;
-        Cantigas de rodas;
-        Alfândega;
-        Espantalho arrepiado (com pregadores de roupas).
-        E outros jogos e brincadeiras escolhidas por cada professor (a)


Recursos humanos:
     _ Comunidade escolar.


Recursos materiais:
-        Cola, papéis diversos, lápis coloridos, tinta guache, tesoura, pincéis, aparelho de som, CD, DVD, revistas, pregadores de roupas, garrafas plásticas.


Avaliação:

     Diagnóstica, observando os avanços e as dificuldades durante a realização das atividades propostas no projeto, bem como o envolvimento dos alunos e assimilação dos conteúdos pelos mesmos.




Culminância:

     Desfile estudantil pelo bairro de Paulicéia.
     Tema do desfile:“O Lúdico abre novos caminhos; vislumbrando outros possíveis”.


































Nenhum comentário:

Postar um comentário