quinta-feira, 10 de novembro de 2011

A Magia dos Contos Infantis

                       Projeto Pedagógic0
Escola Antônio Airton Torres
Tema: A Magia dos Contos Infantis.
Duração: Um mês
Público-alvo: Alunos da Educação Infantil
Justificativa:
      Os contos estão envolvidos no maravilhoso mundo das crianças ,partem de uma situação real e concreta, proporcionando emoções e vivências significativas. Neste gênero aparecem seres encantados e elementos mágicos pertencentes a um mundo imaginário que encanta todas as crianças.
      Por meio da linguagem simbólica dos contos, a criança constrói uma ponte de significados do mundo exterior para seu mundo interior, aprendendo valores, refletindo sobre suas ações e ao mesmo tempo desenvolve seu senso critico, sua criatividade, sua expressão e linguagem.

Objetivo Geral:
      Proporcionar as crianças um contato maior com os contos, mergulhando neste mundo mágico na qual sua imaginação não tenha limite e ao mesmo tempo possa expressar seus gostos, emoções e outros sentimentos, superando seus medos tão comuns na infância.

Objetivos Específicos:
-        Identificar os personagens nos contos;
-        Observar as marcas temporais presentes nos contos;
-        Identificar letras presentes nos títulos das histórias e nome de personagens;
-        Ampliar as possibilidades de movimentos;
-        Expressar-se por meio de desenhos, pinturas e colagens;
-        Ler, ainda que de forma não convencional;
-        Dramatizar historias, por meio de expressões orais e dança;
-        Possibilitar momentos onde as crianças exponham suas emoções e necessidades;
-         Sintetizar situações-problemas, a partir de contos, para que as crianças reflitam e criem alternativas de acordo com seus pensamentos;
-        Mudar o final da história;
-        Valorizar o projeto pequeno leitor ressaltando a importância da família no mesmo;
-        Desenvolver o senso crítico e a criatividade;
-        Continuar historias a partir de um determinado ponto;
-        Produzir textos tendo o professor como escriba;
-        Buscar no mundo das fantasias possíveis soluções para os problemas do mundo real;
-        Aprender valores e desenvolver a auto-estima;
-        Listar oralmente as histórias preferidas;
-        Comparar contos, identificando semelhanças e diferenças.

Sugestões de Contos:
-        Branca de Neve;
-        Dona Baratinha;
-        Pinóquio;
-        Zé pinto e Ferróquio;
-        Rapunzel;
-        Chapeuzinho Vermelho;
-        Cinderela;   
-        Chapeuzinho Amarelo;
-        Os Três Porquinhos;
-        João e Maria;
-        A pequena Sereia;
-        A Bela Adormecida:
Metodologias:
-        Momentos da história;
-        Conversação sobre a história;
-        Desenho, pintura e colagem do conto;
-        Dramatização da história;
-        Observar e comparar contos;
-        Leitura não convencional de contos;
-        Histórias contadas  com fantoches;
-        Jogo da memória;
-        Origami;
-        Recontagem de histórias;
-        Álbum de contos;
-        Montar a história a partir da sequência das cenas em desenhos,
-        Maçã em mosaico de E.V.A vermelho;
-        Relacionar o número a quantidade de anões;
-        Modelagem com massinha;
-        Colagem de lã amarela nas tranças da princesa;
-        Estudo do vocabulário;
-        Interpretação dos contos;

Recursos Materiais:
-        Cenários para apresentação dos fantoches;
-        Papéis diversos;
-        Livros de contos e historinhas infantis;
-        E.V.A;
-        Tinta guache;
-        Massa de modelar;
-        Pinceis diversos;
-        Lã, cola, tesoura, algumas fantasias, DVD, TV etc.

Recursos Humanos:
-        Estarão envolvidas neste projeto as professoras da educação infantil, equipe pedagógica e gestora dessa unidade de ensino.
Avaliação:
_ A avaliação será feita através da observação diária das crianças nas atividades propostas pelo projeto, registradas por escrito e fotografias  levando em conta os seguintes critérios:
·        Envolvimento das crianças com os contos;
·        Atenção e percepção ao ouvir histórias contadas pelo professor e colegas;
·        Expressividades orais e corporais para representar personagens do conto;
·        Cooperação nas atividades em grupo;
·        Manifestações dos valores trabalhados nas historias, nas atividades do dia-a-dia;
·        Apreciação da leitura feita pelo outro;
·        Criatividade na criação de novos finais para os contos;
·        Expressão de seus sentimentos por meio de desenho, figura e colagem;
·        Emissão de opiniões sobre as personagens e histórias;
·        Capacidade de ler contos utilizando recursos como imagem e memorização das histórias que já conhece.


Culminância:
-        Peça teatral;
-        Apresentação de fantoches;
-        Exposição de trabalhos  de origames.




Nenhum comentário:

Postar um comentário