Projeto Pedagógic0
Escola Antônio Airton Torres
Tema: A Magia dos Contos Infantis.
Duração: Um mês
Público-alvo: Alunos da Educação Infantil
Justificativa:
Os contos estão envolvidos no maravilhoso mundo das crianças ,partem de uma situação real e concreta, proporcionando emoções e vivências significativas. Neste gênero aparecem seres encantados e elementos mágicos pertencentes a um mundo imaginário que encanta todas as crianças.
Por meio da linguagem simbólica dos contos, a criança constrói uma ponte de significados do mundo exterior para seu mundo interior, aprendendo valores, refletindo sobre suas ações e ao mesmo tempo desenvolve seu senso critico, sua criatividade, sua expressão e linguagem.
Objetivo Geral:
Proporcionar as crianças um contato maior com os contos, mergulhando neste mundo mágico na qual sua imaginação não tenha limite e ao mesmo tempo possa expressar seus gostos, emoções e outros sentimentos, superando seus medos tão comuns na infância.
Objetivos Específicos:
- Identificar os personagens nos contos;
- Observar as marcas temporais presentes nos contos;
- Identificar letras presentes nos títulos das histórias e nome de personagens;
- Ampliar as possibilidades de movimentos;
- Expressar-se por meio de desenhos, pinturas e colagens;
- Ler, ainda que de forma não convencional;
- Dramatizar historias, por meio de expressões orais e dança;
- Possibilitar momentos onde as crianças exponham suas emoções e necessidades;
- Sintetizar situações-problemas, a partir de contos, para que as crianças reflitam e criem alternativas de acordo com seus pensamentos;
- Mudar o final da história;
- Valorizar o projeto pequeno leitor ressaltando a importância da família no mesmo;
- Desenvolver o senso crítico e a criatividade;
- Continuar historias a partir de um determinado ponto;
- Produzir textos tendo o professor como escriba;
- Buscar no mundo das fantasias possíveis soluções para os problemas do mundo real;
- Aprender valores e desenvolver a auto-estima;
- Listar oralmente as histórias preferidas;
- Comparar contos, identificando semelhanças e diferenças.
Sugestões de Contos:
- Branca de Neve;
- Dona Baratinha;
- Pinóquio;
- Zé pinto e Ferróquio;
- Rapunzel;
- Chapeuzinho Vermelho;
- Cinderela;
- Chapeuzinho Amarelo;
- Os Três Porquinhos;
- João e Maria;
- A pequena Sereia;
- A Bela Adormecida:
Metodologias:
- Momentos da história;
- Conversação sobre a história;
- Desenho, pintura e colagem do conto;
- Dramatização da história;
- Observar e comparar contos;
- Leitura não convencional de contos;
- Histórias contadas com fantoches;
- Jogo da memória;
- Origami;
- Recontagem de histórias;
- Álbum de contos;
- Montar a história a partir da sequência das cenas em desenhos,
- Maçã em mosaico de E.V.A vermelho;
- Relacionar o número a quantidade de anões;
- Modelagem com massinha;
- Colagem de lã amarela nas tranças da princesa;
- Estudo do vocabulário;
- Interpretação dos contos;
Recursos Materiais:
- Cenários para apresentação dos fantoches;
- Papéis diversos;
- Livros de contos e historinhas infantis;
- E.V.A;
- Tinta guache;
- Massa de modelar;
- Pinceis diversos;
- Lã, cola, tesoura, algumas fantasias, DVD, TV etc.
Recursos Humanos:
- Estarão envolvidas neste projeto as professoras da educação infantil, equipe pedagógica e gestora dessa unidade de ensino.
Avaliação:
_ A avaliação será feita através da observação diária das crianças nas atividades propostas pelo projeto, registradas por escrito e fotografias levando em conta os seguintes critérios:
· Envolvimento das crianças com os contos;
· Atenção e percepção ao ouvir histórias contadas pelo professor e colegas;
· Expressividades orais e corporais para representar personagens do conto;
· Cooperação nas atividades em grupo;
· Manifestações dos valores trabalhados nas historias, nas atividades do dia-a-dia;
· Apreciação da leitura feita pelo outro;
· Criatividade na criação de novos finais para os contos;
· Expressão de seus sentimentos por meio de desenho, figura e colagem;
· Emissão de opiniões sobre as personagens e histórias;
· Capacidade de ler contos utilizando recursos como imagem e memorização das histórias que já conhece.
Culminância:
- Peça teatral;
- Apresentação de fantoches;
- Exposição de trabalhos de origames.
Nenhum comentário:
Postar um comentário